Terremoto de 9 graus que atingiu o Japão e provocou um Tsunami é o 4º maior da história.
Japoneses tentam ter a dimensão do desastre causado pelo terremoto, está difícil chegar a lugares mais afastados dos grandes centros. Ruas, avenidas, estradas estão destruídas.
Nível de radiação está 'perigoso' para a saúde
![]() |
Imagem de satélite desta segunda-feira (14) mostra usina nuclear de Fukushima danificada após pelo menos uma explosão. |
Por volta das 6h20 (horário local), uma explosão atingiu o reator 2. Ela pode ter danificado o reservatório de supressão, informou a Agência de Segurança Nuclear e Industrial, citando relatório da Tokyo Electric Power Co., operadora da usina. O teto do prédio do reator foi danificado, e havia vapor saindo dele. A Tokio Eletric Power informou após a explosão que níveis de radiação quatro vezes mais altos foram medidos na província de Ibaraki, ao sul da usina, entre as províncias de Fukushima e de Tóquio. O operador da central nuclear de Fukushima 1 anunciou a retirada de seu pessoal da área do reator 2, exceto pelos funcionários encarregados de bombear água para refrigerar o sistema em colapso.
A embaixada francesa no Japão alertou que nesta terça-feira (15) que uma nuvem radioativa pode atingir a capital Tóquio no prazo de 10 horas, levando em consideração a velocidade dos ventos.
Fonte: G1, w1tenminutes

Nenhum comentário:
Postar um comentário