sexta-feira, 18 de março de 2011

A Viagem no Tempo - Através do Buraco de Minhoca - Isso é possível?

A teoria da relatividade de Einstein afirma que é perfeitamente possível viajar no tempo — se for rumo ao futuro. Descobrir um meio de viajar ao passado impõe superar a velocidade da luz, o que até hoje parece impossível. Mas agora, fenômenos estranhos mas reais, como a não-localidade quântica, onde partículas instantaneamente se teleportam por grandes distâncias, podem nos proporcionar um meio de tornar realidade o sonho de viajar para ao passado e ao futuro. Entrar numa máquina do tempo e reescrever a história, ressuscitar os entes queridos, controlar nossos destinos.
Mas se conseguirmos, quais seriam as consequências de tal liberdade? Será que ficaríamos presos numa infinidade de paradoxos e universos múltiplos que destruiriam a estrutura do universo?
O nome buraco de minhoca surgiu como uma analogia a um bicho que tenta atravessar uma maçã, onde ele não se move através da superfície, mas vai abrindo caminho através do miolo.
Se conseguíssemos encontrar um buraco de minhoca, estabilizá-lo, e posicionar uma das aberturas próxima da Terra e outra no centro da galáxia, o tempo passaria com velocidades diferentes entre uma extremidade e outra, enquanto dentro do túnel o tempo passaria com a mesma velocidade. Essa diferença entre as velocidades relativas das extremidades e no interior do buraco de minhoca, é que poderia fazê-lo uma máquina do tempo. Imagine que na extremidade A o tempo passa mais rápido que na extremidade B, então se você entra em A as 12:00hs poderia sair em B centenas de anos antes de ter entrado em A, ou poderia entrar na boca em que o tempo passa mais lentamente e sair do outro lado em um futuro muito distante, pois deste lado em que você saiu, o tempo passa mais rápido. Se houvesse um buraco de minhoca com as duas extremidades grudadas, poderíamos entrar por uma extremidade e sair no outro lado no exato instante em que entramos. E ao contrário dos buracos negros, onde tudo que entra túnel jamais poderia sair, as viagens através de buracos de minhoca não seriam só de ida, onde poderia retornar a extremidade por onde se entrou.
Os cientistas não sabem ao certo se esses buracos de minhocas acontecem ao acaso no espaço e se podem ser criados em laboratórios. Há os que dizem que a viagem no tempo através de um buraco de minhoca é com certeza muito improvável pois a viagem no tempo trás paradoxos realmente difíceis. Um dos paradoxos ligados a essa questão é o do avô. Imagine que eu tenha uma máquina no tempo, e que viajando ao passado eu mate meu avô. Sendo assim, meu avô não seria pai do meu pai, que consequentemente não me teria como filho, e eu não teria nascido para poder um dia voltar no tempo e matar o meu avô. Será que poderíamos através de uma máquina do tempo mudar a história?
É importante esclarecer que a ideia da existência de buracos de minhocas são apenas especulações. Enfim, há cientistas que afirmam a impossibilidade de viajar no tempo através de um buraco de minhoca pois ele destruiria qualquer tentativa. Porém, existem físicos que consideram possível, que alguma geração daqui a milhões de anos possa ter o domínio dos conhecimentos necessários que nós ainda não temos e que se um dia alguém aparecer a sua procura dizendo ser seu bis-bis-bis-bis-bis-bis-bis-bis-bis neto é melhor não duvidar.

Fonte: www.ced.ufsc.br

Nenhum comentário: